4 tipos básicos de temperamento

4 tipos básicos de temperamento


    Existem 4 tipos básicos de temperamento: o sanguíneo  o melancólico, o colérico e o fleumático, os quais estão dissertados nesta seção. Achei interessante que soubéssemos identificar o nosso, afim de que possamos trabalhar melhor com nossas ações. Se conhecermos e intendermos a nós mesmo, perderemos o medo de nos sentir seres humanos.


O TEMPERAMENTO SANGUÍNEO

       
A atitude básica para com o mundo é de receptividade. Estas impressões de fora têm uma entrada sem impedimento. Esta abertura  para as impressões é explicada pelo fato das emoções serem mais proeminentes do sanguíneo.

    •A força do sanguíneo:

    1- Ele tem o “poder de  Deus” para viver no presente- todos nós devemos fazer isso, mas raramente fazemos. Alguns vivem do passado, então, são memórias que tomam a nossa atenção. Alguns vivem do futuro, então são ansiedades que nos pegam. Ambos os tipos impedem de viver uma vida real que é para viver o presente;
    2- O sanguíneo encontra facilidade para verdadeiro se encontrar nos sentimentos, pensamentos e interesses de outros. Isto é por causa da sua aberta perceptividade para impressões de fora e sua natureza emocional. por causa do seu poder de se adaptar, ele anda facilmente entre todos os tipos de pessoas. Intuitivamente ele entra pelos sentidos na vida de outros e seus interesses é  sanguíneo tem dons naturais de cuidar dos doentes;
    4- Ele tem potencialidades para viver uma vida rica, pois está ciente desta capacidade e isto toca sua vida emocional  por saber que pode se expressar com entusiasmo;
    3- O sanguíneo é terno e simpático- ele pode verdadeiramente cumprir “Alegrai-vos com quem se alegra; chorai com os que choram.” Por isso é bom encontrarmos com um sanguíneo quando estamos alegres. Ele não destruirá nossa felicidade pelo seu cepticismo, criticismo ou indiferença. Não, sem qualquer oposição ele está conosco em nossa alegria. Assim também na tristeza. Ele chora conosco. Ele entende com o coração o que os outros não pode entender apesar de serem sábias ou firmes em caráter. Assim  possui o olho aberto para as riquezas da vida. Ele vive, vê, ouve, percebe mais do que os outros. Ele tem um olhar para formas, cor, para  a  natureza, arte, povo, animais e plantas, para o grande e pequeno. Sua vida está cheia não somente com muitas impressões, mas com impressões diferentes e sempre mudando. Por isso nunca tem tempo de ser monótono, inerte.

    •Fraquezas do sanguíneo

    1- É transitório e superficial. Isso é porque ele é uma pessoa do presente. Uma expressão expulsa a forma da impressão anterior. Como uma borboleta voa de flor em flor, assim sua alma facilmente movida voa de uma impressão para outra. Ele goza a impressão enquanto ele dura, mas quando são segundas novas impressões ele termina as anteriores. Elas têm servido seu propósito e ele não tem mais uso para elas. Especialmente é proeminente em amizade. Ele pode ser tão amável, alegre quando encontra com um amigo, que se pode pensar que ele não tem outros amigos, mas quando encontrar com outro amigo na próxima esquina ele se apresenta da mesma maneira e o primeiro já está esquecido. “Fora de vista, fora da mente” é um provérbio que dá certo com um sanguíneo. Ele não é fiel e constante às amizades.
    Vimos a mesma superficialidade em seus interesses. Ele é facilmente interessado. Ele tem capacidade de interessar os outros, mas é muito tempo antes que outros interesses apareçam  e ele deseje estes tanto quanto os outros. A mesma coisa quanto ao trabalho. Ninguém tem tantas coisas incompletas ao lado quanto o sanguíneo  Também vimos o mesmo modelo de amor. Suas emoções são facilmente agitadas, mas em pouco esquece por causa de outros interesses.
    2- Ele é inconstante, não merece confiança. Não queremos dizer que ele é falso ou hipócrita e muito menos um mentiroso. Sem desejar,  ele esquece as suas promessas e seus deveres, mais do que os outros, porque em seu interesse abundante pelo momento faz muitas promessas, certo que irá cumpri-las, mas cedo  elas estão esquecidas. Sua vida consiste principalmente de propósitos bons, mas incompletos.

    •Sugestões para ajudar o sanguíneo na sua vida espiritual.
 

    1. O sanguíneo é facilmente plasmado pelo ambiente -  é fácil para ele sentir os sentidos dos outros.
    Se o sanguíneo mora com crentes logo ele entra naquele ambiente até contribuindo na sua conversa espiritual. Ele é aberto e receptivo para impressões: assim ele sente emoções, por exemplo o amor de Deus, o sofrimento de Cristo na cruz. Tudo progride depressa e facilmente, como o Senhor falou da semente que caio nos pedregais (Mt. 13:6-6,20-21). Logo nasceu, mas queimou-se porque não tinha raiz. “Logo recebe com alegria.”
    A conversão é difícil para o sanguíneo. Lc. 9:57-62 vimos vários sanguíneos. O Senhor os ajuda constrangendo-os a fazer uma escolha. Isso é o que o sanguíneo precisa ser levado a fazer a escolha porque seu grande interesse em Cristo basta para ele, pensando isto é suficiente e nesta maneira evita fazer escolha.
    2. Até depois da sua conversão o sanguíneo terá dificuldade. Sua inconstância é o pior. Ser constante diariamente é o mais difícil, é difícil e inconstante na oração, na leitura por causa das outras coisas que entram na sua vida.

    •Disciplina própria para o sanguíneo.

    1. Primeiro dever é esclarecer que é o nosso temperamento que impede e causa dano na nossa vida em Deus.

    2. Com honestidade pelejar contra esta dificuldade.
    As falhas do sanguíneo são abertas para todos fora dele. A ele  falta firmeza, é deficiente em firmeza espiritual, domínio próprio, é facilmente intoxicado por todas as experiências e perde a firmeza e estabilidade, coerência e a continuidade na sua vida.
    Vamos pensar em Pedro. Ele era sanguíneo entre os discípulos. Como era  bem intencionado e natural ele faz ao grande Mestre a censura (MT. 16:22). Mostrou entusiasmo e sinceridade quando prometeu a Jesus que ele não seria escandalizado ainda que todos se escandalizem (Mt. 26:33). Então depois apenas duas horas ele negou com juramento que nunca tinha visto a Jesus. Mas lendo I Pedro vemos como o apóstolo Pedro aprendeu o domínio próprio.
    Na disciplina, o sanguíneo precisa notar especialmente suas falhas básicas: inconstância, desejo intenso para prazer, gozo e fraqueza de vontade. Precisa treinamento com perseverança- I Cor. 9:27. Note suas amizades, seus trabalhos incompletos, suas promessas esquecidas. Tal sanguíneo bem disciplinado torna-se um bom e valoroso cristão.



O TEMPERAMENTO MELANCÓLICO

   
Aqui como no sanguíneo, sentimentos são as coisas principais na alma.  Impressões de fora causam as mais fortes operações. Ele não deixa tantas impressões entrarem como no sanguíneo. Logo que entram ele começa a pensar, refletir, ponderar. O sanguíneo pensa pouco ou reflete pouco. Impressões entram e em pouco  tempo são vencidas ou cobertas com novas impressões. O melancólico escolhe as impressões, especialmente as  impressões que têm relação com "sua pessoa". E quando ele é desanimado, dá preferências àquelas impressões que dão remorso e tormento. Ele guarda bem e relembra sempre. 
     Como o sanguíneo é de temperamento alegre, o melancólico é de sofrimento. O que ajuda a causar é não somente pensar de si, mas sua tendência inata para julgar, avaliar, todas es impressões que ela recebe de fora. Ele compara tudo com o ideal que tem na sua alma. Seja o que for ele encontra um cavalo, uma cadeira, pessoa, etc. Imediatamente compara experiência com seu alto ideal. Naturalmente ele é decepcionado. O resultado é que o presente tem pouco interesse para ele. E ele passa tanto quanto deste mundo para o mundo do pensamento e sonhos. Lá ele vive do passado ou futuro.

    •A força do tipo melancólico

    1- Ele tem uma alma de alta qualidade e rica. Sua alma não é somente admirável, mas profunda. Portanto muitos dos grandes artistas são deste tipo.
    2- Ele é profundo e completo. Não gosta de superficialidade e leviandade. Mas nas coisas que ele tem interesse estuda profunda e completamente.
    3- Tem uma limitação: aqui, também e diferente do que o sanguíneo. O sanguíneo está  interessado em tudo e começa muitas coisas sem completar. O melancólico tem poucos interesses, mas tem tempo para todas. Ele tem disciplina sobre si mesmo.
    4- Sua fidelidade - é fiel aos poucos. O sanguíneo tem muitos amigos. O melancólico às vezes ofende pessoas e muitos se afastam por causa de seu pessimismo, gênio e orgulho, mas aqueles que confiam nele e aqueles de que gosta, para eles é bem fiel. Por causa de sua natureza acanhada, não mostra muito seus sentimentos. Há uma coisa tocante acerca de sua amizade: Tem mais do que diz e mostra.
    5- Sua cortesia. Não esquece promessas e deveres. É cortês, não gosta de descuido, tudo tem que ser e ordem.

    •Fraquezas do melancólico

    1- Ocupado demais consigo mesmo. Ele é tentado a olhar por dentro com o resultado de aleijar a vontade e capacidade. Esta atitude de estar  sempre olhando para o interior é não somente desprezível, mas prejudicial, portanto pode facilmente desenvolver uma disposição autodepreciativa nele.
    2- Sensível- porque relaciona todas as impressões com seu próprio eu, facilmente fica ofendido ou magoado. Portanto  é facilmente supersticioso. “Por que ele fez aquilo” “Por que ele diz isto” Tais perguntas o sanguíneo quase nunca pensa, mas o melancólico diariamente está atormentado em si mesmo.
    3- Sua irreconciliabilidade - ninguém  tem tanta dificuldade para esquecer um insulto como ele. É porque as impressões vão profundas. Ele pensa muito e estas coisinhas começam a se  tornar grandes, até que é muito difícil para perdoar.
    4- Pessimismo- por causa do seu alto ideal, vê as falhas e erros em tudo.
    5- Orgulho- Seu olhar para os erros dos outros dá lugar para desprezar. Seus próprios erros ele não os  vê, como nós todos.
    6- Positivo- por  natureza- vive mais no mundo de pensamentos. O melancólico é pobre em iniciativa, ambos em companhia e conversa.
    7- Ele é indeciso- reflete todos os lados do caso, todas as possibilidades e  conseqüências antes de fazer, ou melhor , tomar uma decisão. Quanto mais que ele pensa mais difícil torna o problema.
    8- O melancólico sente uma chamada para um trabalho idealístico e muito difícil. A vida é ordinária e simples demais para ele, por isso vai sonhando as coisas além.

    •Sugestões para ajudar o melancólico na sua vida espiritual


    1- O melancólico pode ser facilmente impressionado. As impressões deixam uma marca na mente receptiva e profunda. As impressões que ele recebeu de Deus não o permitem receber paz e gozo neste mundo. Às vezes  é impedido de “tomar uma decisão "por causa da sua maneira de procurar sondar e considerar todos os pontos.
    2- Quando convertido é muito sério a respeito de sua fé. Muitas vezes refletindo sobre a sua vida, seu pecado, seu coração obstinado.
    3- Como cristão ele: sempre vê primeiro as coisas tristes e escuras. É difícil para ele ver a direção brilhante e graciosa de Deus. Facilmente começa a murmurar e esquecer as misericórdias de Deus.
    4- Com o sanguíneo as tentações são da mente e com o melancólico são mais do espírito.

    •Disciplina própria do melancólico.

    1- Introspecção é o ponto mais fraco do melancólico. Nisso é que tem de pelejar. Quando chega ao ponto de olhar por dentro e achar que é além da sua capacidade, então  “prostra-se aos pés de Jesus” e isto é sua salvação (Fl. 4:7). A única maneira que nossos corações  podem ser guardados de olhar para dentro, é olhar para Cristo. Se entregar, sacrifica-se, trabalhar por outros, o mais fácil é esquecer de si mesmo.
    2- Deve pelejar contra pensamento infrutíferos – tem de aceitar a realidade e aprender a viver o presente (Fl. 4:8)
    3- Deve pelejar contra o criticismo e o orgulho – primeiramente deve ser os seus erros em vez dos erros dos outros. Tal melancólico disciplinado torna-se membro valoroso da igreja. Ele é completo, profundo e cheio. Em conversa nunca será como o sanguíneo. Ele é de poucas palavras. Quando diz uma coisa é bem pesada, considerada, organizada, mas também tem certos pensamentos independentes e profundos que nos dão assunto para pensar depois.



O TEMPERAMENTO COLÉRICO



Quando a experiência toca o colérico, toca a sua vontade. Imediatamente ele chega à decisão dirige para a ação. O colérico tem o temperamento que age.

    •A força do colérico

    1.Poder e vontade: ninguém tem por natureza mais potencialidade de ser forte, firme de caráter quando o colérico. Ele é feito para a atividade. Deseja primeiramente tomar todas as decisões a respeito  de si mesmo, mas também quer tomar decisões a respeito dos outros.
    2.Resolução e poder para agir: enquanto o melancólico reflete e pondera todos os aspectos para ir contra, o colérico imediatamente vê o que deve ser feito. O colérico é calmo, certo e forte no tempo da decisão.
    3.Ele é prático.
    4.É alerta – mente viva. É a sua vontade energética que o leva para pensamento disperso. Este pensamento não é profundo e completo. Seu julgamento de pessoas tem o aspecto prático. Estuda pessoas não para  o interesse delas, mas para entender a sua utilidade para ele.
    5.É resoluto, corajoso – sempre tem um meio para vencer, ser mestre de situação.
    6.Não  se permite ter medo.

    •As fraquezas do colérico

    1.Ele é severo e impiedoso. E a vida emocional é pouco desenvolvida nele. Portanto tem pouca capacidade para entrar nas circunstâncias e situações de outros. Não tem muita simpatia com o sofrimento físico e espiritual. Não entende a tenra e indelicada vida.
    2.É impiedoso e violento. Tem um gênio muito forte.
    3.Tem muita confiança em si mesmo. Acha que vê mais claro e certo do que os outros. Nota que tem a energia que e nos outros faltam, por isso ganha confiança em si.
    4.É orgulhoso e mandante – porque não tem tempo nem paciência para convencê-los, os força a ir com vingança.

    •Sugestões

    1.colérico é o grupo mais difícil de se alcançar. Ele julga facilmente religião com uma coisa sentimental.
    2.Quando aceita o Evangelho ele aceita de todo o coração.
    3.Como crente tem capacidade de ter um bom caráter cristão. Quando suas energias e fortes desejos são dirigidos por Deus, então, estes caracteres tem muito valor.
    4.Torna-se crente ativo. Trabalha onde quer que for. O exemplo que temos na Bíblia é o apostolo Paulo. Ele é o colérico entre os apóstolos. Notemos como ele é firme de caráter e fiel nas suas convicções. Vimos seus desejos para a atividade. I Cor. 15: 10. Vimos também a sua praticabilidade. Vimos também que não lhe faltavam as tentações de orgulho e confiança em si. II Cor. 12:17.

    •Disciplina própria do colérico.

    1.Porque ele é um tipo duro, sua disciplina tem que ser forte e dura para vencer. Para  ele, pedir perdão é uma humilhação muito grande. Se ele se esforçar cada vez mais para pedir perdão vencerá facilmente e mais cedo.
    2.Seu orgulho e desejo por poder  também são difíceis .
    3.Tem de lutar contra as suas tendências para atividade inútil.



O Temperamento fleumático

   
O fleumático tem o temperamento sereno e uniforme. Nenhuma fase especial é efetuada pelas impressões de fora. Ele tem aquela calma e não é surpreendido como o sanguíneo, nem magoado como o melancólico.

    •A  força do fleumático

    1.Ele é bondoso e é agradável. É pacífico. Deseja o menos possível preocupação e não entende porque outros ficam tão agitados a cerca de coisas pequenas. Portanto não é somente calmo, mas agradável. Não fala muito.
    2.É digno de confiança porque é calmo e tem tempo para pensar completamente. O que faz é bem feito. Não é descuidado. Pode resolver e agir mas nem sempre está  disposto. Precisa de  alguém para iniciá-lo.
    3.Tem uma mente prática. Não é tão profundo no pensamento como o melancólico. Mas com calma considera todos os lados. O fleumático é tão desapaixonado que tem mais liberdade nos pensamentos, as  coisas ou impressões não influenciam tanto.  Ele evita  a perda de tempo a energia que outros fazem por causa  das suas besteiras ou impetuosidades. Evita porque tem gênio calmo e sereno e intelecto prático. Tem muita potencialidade como conselheiro.

    •As fraquezas do fleumático

    1.Ele é vagaroso, isto é relacionado com a sua atitude com o mundo lá  fora. Nada o surpreende, nada agita suas emoções, está sempre observando quietamente, espectador quieto. Isto pode irritar muito aos outros. Ele age positivamente contra inquietação e emoção. Se o sanguíneo está muito animado, o fleumático torna-se frio. Se o melancólico é pessimista sobre as dificuldades do mundo, o fleumático torna-se mais  otimista do que nunca e por isso causa raiva aos outros.
    2.Sua preguiça -  ele é mais preguiçoso do que qualquer outro. O sanguíneo e colérico são ativos nos seus pensamentos, mas o fleumático evita todos os esforços.
    3.É oportunista.
    4.É frio. Mas não duro ou cruel como o colérico. É amável e pacífico quando alguém pede auxílio, mas prefere não se interessar.
    5.É indiferente.

    •Sugestões para ajudar o fleumático na vida espiritual

    1. O fleumático é inclinado para a justiça própria. Porque sua vida é controlada,  ela não cai nas tentações mais grosseiras. Por isso se defende contra acusações da consciência ou das  pessoas.
    2.Não é difícil entrar com ele na conversa sobre Deus. Porque é congenial e quer evitar qualquer argumento ou desprezo, se mostra amável e social, para falar pessoalmente sobre as suas necessidades, mas evita conflitos, porque não quer nada que venha a perturbar a sua tranqüilidade ou que venha  causar dificuldade para si mesmo.
    3.Mas se cometer e obtiver domínio próprio sobre o seu temperamento, torna-se um crente firme. Tem capacidade de viver uma vida harmoniosa. Torna-se um líder saliente.

    •Disciplina do fleumático:

    1.É primeiramente seu amor por tranqüilidade que precisa combater.
    2.Precisa combater sua indiferença. Se o fleumático começa a exercitar um amor para servir,  seu coração se abrirá mais e mais (que ultrapassa o gozo), para as necessidades e dificuldades de outros, e ele achará o gozo que ultrapassa o gozo natural de uma vida calma e serena. Começa então a entender o gozo do puro amor através de ajuda aos outros, fazendo-os felizes.



Click no botão acima para fazer o teste de seu temperamento

    Saiba discernir seu temperamento: Veja primeiro os pontos fortes, suas qualidades, porque é mais fácil ser objetivo quanto as suas  qualidades do que quanto as suas fraquezas. Uma vez determinada as virtudes procure os defeitos correspondente. 
•Sanguíneo- atores, vendedores, oradores, etc.Qualidades: comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo.Defeitos: pusilânime (falta de decisão), volúvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, medroso.
•Melancólico- artistas, músicos, inventores, filósofos, mestres etc.Qualidades: habilidoso, minucioso, sensível, perfeccionista, esteta, idealista, leal, dedicado.Defeitos: egoísta, amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, crítico, vingativo, inflexível. 
•Fleumático- diplomatas, administradores, professores, técnicos, etc.Qualidades: calmo, tranqüilo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, bem-humorado.Defeitos: calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretensioso, introvertido, desmotivado.
•Colérico- produtores, construtores, líderes etc.Qualidades: enérgico, resoluto, independente, otimista, prático, eficiente, decidido, líder, audacioso.Defeitos: iracundo (propenso a ira), sarcástico, impaciente, prepotente, intolerante, vaidoso, auto-suficiente, insensível, astucioso.



Comentários

Postagens mais visitadas