JACA, ela não é vilã!


     Nome científico: Artocarpus integrifolia L. A palavra jaca vem do nome hindu chakha (चखा) que quer dizer 'gosto'.
     A Jaqueira é uma árvore da família das moráceas . Originária da Índia e de outros paises da Ásia.
     A jaca além de ser uma fruta saborosa, e ao contrario do que muitos pensam, faz muito bem para a saúde. É uma fruta que os Brasileiros não consomem tanto, mas que tem um grande valor nutricional.
    A jaca é uma fruta originária do arquipélago malaio, introduzida e difundida no Brasil durante o século XVIII. O fruto é enorme - chega a pesar até 15 kg -, de forma ovalada ou arredondada, e nasce no tronco e nos galhos mais baixos da jaqueira. Quando madura, tem cor amarelada e superfície áspera com pequenas saliências. Seu interior é formado por vários gomos, sendo que cada gomo contém um grande caroço recoberto por uma polpa cremosa, viscosa e muito aromática. Para saber se a jaca está madura e boa para o consumo, veja se as saliências estão bem desenvolvidas e amarelas. Quando pressionada com os dedos, deve ter consistência firme.
     A jaca é rica em hidratos de carbono, contendo poucas vitaminas, ferro e sais minerais. Pode ser consumida ao natural ou no preparo de doces (em calda, em massa, cristalizado) e de geléia. O indicado é que você coma às vezes, principalmente para quem tem prisão de ventre, com muita vitamina e é boa para a pele.

Utilidades Medicinais


- Anemia: Dado o seu alto teor em ferro, a jaca (especialmente o caroço) é indicada na anemia ferropriva. Pode-se cozer o caroço como a castanha portuguesa.
- Tosse: Descaroçar os frutos, bater no liquidificador, misturar com mel e cozinhar em fogo brando por uns 40 minutos, mexendo sempre. Coar. Tomar uma colher de sopa deste xarope toda vez que a tosse se manifestar.
Cuscuz de semente de jaca
Ingredientes: Semente de jaca cozida e amassada - a gosto, Açúcar ou sal à gosto.
Preparo: Mistura os ingredientes e cozinha em cuscuzeiro por 30 minutos em fogo médio e pronto. Pode umedecer com leite de coco.

QUER AJUDAR A SALVAR O PLANETA 
E GANHAR PELA SUA AJUDA?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas