Alporquia







O que é alporquia?

Também é conhecida por Borbulhia Aérea, a alporquia é uma das técnicas mais antigas na propagação de plantas, já tendo sido usada na China, há mais de 10 mil anos  para a multiplicação vegetativa de plantas, utilizada principalmente em algumas plantas com as quais a estaquia não funciona facilmente. Consiste em enraizarmos um ramo quando ele ainda está preso na planta, retirando a muda em seguida. Na realidade, é uma variação da mergulhia, uma outra técnica de propagação vegetativa.

Consiste em envolver parte do ramo da planta com substrato (ráfia, pó de coco, musgo e coisas semelhantes) e tem gente que usa até pedriscos para induzir a formação de raízes, para isso recomenda-se escolher um ramo com até um ano, eliminando brotações laterais em torno de 15 à 30 centímetros antes do fim do galho, se forem escolhidos galhos mais velhos, lenhosos, pode haver a necessidade do uso de reguladores vegetais para induzir o enraizamento, isto é necessário, pois quanto mais velha a planta menor a concentração de hormônios presente na mesma. Recomenda-se o uso de Vitamina B1 ou fertilizante líquido (enraizador).

No ramo escolhido faz-se pequenas lesões, cortes ou anelamento, no local lesionado amarra-se com barbante uma ponta do plástico ou tecido cobrindo o ramo com um substrato leve, poroso e umedecido, que será envolto com tecido ou plástico transparente, amarrando e deixando bem presa as pontas do pacote que parce um “bombom”, a vantagem de se usar plástico transparente é que este permite visualizar a formação de raízes. Quando as raízes ficarem visíveis, corte o ramo e desembrulhe com cuidado, passando esta planta para um vaso e a mantenha em local sombreado para aclimatação antes de expor ao sol.

A época mais indicada para alporquia, é o início da primavera, quando as plantas estão em pleno crescimento e o tempo de permanência do “curativo” pode variar dependendo de cada espécie, alguns exemplos:

·         Espiradeira (Nerium oleander) – 8 semanas
·         Azaléias (Rhododendron sp) – 14 semanas
·         Figueira (Ficus sp) – 7 semanas
·         Cerejeira – 6 meses
·         Roma – 3 meses
·         Ginko (Ginko biloba) – 4 meses
·         Jabuticaba (Myrciaria cauliflora) – 1 à 2 anos
·         Pitangueira (Eugenia uniflora) – 14 meses à 2 anos
·         Myrtaceae em geral - 02 a 06 meses

Como realizar a alporquia?

Podemos separar o processo em algumas etapas:

     1.Inicialmente, devemos escolher um ramo de uma planta adulta. Esse ramo deve possuir de 1 a 3 cm de diâmetro. No ramo escolhido, fazendo um anelamento (retirada da casca) com a ajuda de uma lâmina afiada (faca, canivete, estilete, etc.), sendo este anel formado de 3 a 5 cm de largura. 

     2.Cobrimos a parte anelada com um material úmido que retenha bem a água, que pode ser: esfagno, mistura de esterco e serragem úmida, malha de coqueiro, entre outros semelhantes/possíveis. Prendemos o material com um plástico, que deve ter as suas pontas bem amarradas. Assim, ocorrerá o enraizamento do material com o passar do tempo, no local cortado.
Fica parecido com um bombom, que você pode amarrar com arame
ou com barbante...
     3.Podemos fazer desde o início, um outro anelamento, pouco abaixo do local em que vai enraizar, o que força a brotação das gemas (enraizamento) no local cortado.
     Ao alcançarmos um enraizamento razoável, vamos cortando a base de pouco a pouco com o passar dos dias, até destacarmos completamente o ramo bem enraizado, obtendo-se assim uma nova muda. 

     4.Devemos passar a muda a um substrato adequado, sem que já seja plantada no seu local definitivo, já que a muda ainda é muito frágil. Essas mudas devem ser mantidas por um certo período em um local protegido do sol forte, molhado constantemente, sem encharcar, até que a muda se torne forte o bastante para ser plantada no seu local definitivo.



Vantagem - é mais eficiente que estaquiaO método funciona em algumas plantas nas quais a estaquia não é eficiente. Na alporquia, a “estaca” continua recebendo água e nutrientes da planta, não utilizando somente as suas reservas, motivo pelo qual é um método mais eficiente.

Limitação da técnica- É difícil de realizar quando comparada com a estaquia, exigindo mais conhecimento e técnica de quem a faz. Comercialmente, é um método caro e de baixo rendimento, mas ainda é muito utilizado em produções comerciais de mudas frutíferas.

Comentários

Postagens mais visitadas