BONSAI - "Poda Radical"

PODA RADICAL - Como o próprio nome já diz (vide foto),
já da pra ter uma ideia do que se trata. O resto é técnica, paciência e
outras qualidades próprias de um bonsaista.
     O início de um bonsai pode se dar através de sementes, mudas novas ou mesmo material coletado da natureza. Queremos tratar aqui especificamente de material coletado na natureza.

Muitas vezes encontramos material na natureza muito similar a este do desenho. Bom nebari (base das raízes), movimento interessante, mas sem conicidade. E ainda, com dois galhos grossos.

Para dar início ao trabalho, escolhemos o galho com melhor movimento. Cortamos na altura que pretendemos. Para este corte, observamos o movimento da planta, sempre buscando as melhores curvas.
Eliminamos também o outro galho.
Sugiro fazer este processo de uma vez só. Evitando assim desgaste duplo na planta.

O que restou da nossa poda é um tronco a partir do qual iremos formar o bonsai.
Inclinamos o tronco na hora de plantar buscando a melhor posição. Para isso, é importante que o ápice do bonsai esteja alinhado com a base (exceto nos estilos: bunjing, inclinado e kengai).
Depois de replantado, aguardamo a brotação.

Os brotos novos que nascerem fora do local ideal, devem ser eliminados. Deixamos apenas os brotos que estão no local correto.
Em verde escuro estão os brotos novos já crescidos. Estes serão usados como galhos de sacrifício. Eles devem ser direcionados na parte inicial, e depois deixamos crescer livremente para cima, a fim de engrossar.
Em verde claro temos os galhos secundários, que já estão formando a copa. Estes mantemos podados e já os aramamos, modelando a copa.

Assim que os galhos de sacrifício estiverem na grossura desejada (formando boa conicidade), cortamos eles substituindo a ponta dos galhos por um dos galhos secundários.
Está formado o bonsai... agora é só densificar!
Ps.: Sugiro sempre usar alguma pasta cicatrizante nos cortes.

Texto e ilustrações: Valdir Hobus (vhobus)


Comentários

Postagens mais visitadas