In Memorian IRMÃO JOSÉ





HOJE, 13 DE MAIO, SERIA ANIVERSÁRIO DO IRMÃO JOSÉ SPIGOLON - IRMÃO MARISTA.
Este homem do qual descrevo cenas de vida, foi para nós um grande José.
Nós o conhecemos desde o ano de 1978. A amizade era incomensurável com todos, especialmente com as crianças em nosso maravilhoso Colégio Marista de Aracati.
Amigo franco e leal, prestativo e corajoso, forte e resistente, dedicado a tudo que se dispunha a executar. Criativo e paciente e até "cientista".
Para as pessoas com as quais ele trabalhava, era um verdadeiro irmão; para com as crianças, um pai; para os professores, um irmão e amigo. Um irmão não só religioso, mas um irmão fraterno.
Com muita paciência e dedicação, até os animais o reconheciam. Aqueles que se lembram do mini zoológico devem recordar com saudades, como ele tratava os animais.
Para as crianças, o barulho e a cor azul de uma moto YAMAHA significavam: "Ir. José Spigolon!" Todos corriam para acompanhá-lo e, por que não, pedir uma voltinha?...
Para mim era semelhante a São Francisco de Assis, amante da Natureza e dos animais. As aves e animais faziam festa em sua presença. Ir. José Spigolon possuía o dom de cativar até os irracionais. Era um homem santo. Ele possuía uma alma de pássaro, espírito alegre; deste modo, sabia transformar o triste no alegre, o mal no bem.
E, quando se aproximava o mês de maio, era sagrado incentivar as crianças a frequentar a Capela para homenagear "MARIA" nossa boa mãe. Elas, por sua vez, não esqueciam que no dia 13 era o seu aniversário. Mesmo sem querer comemorações, havia abraços, presentes, palmas e parabéns. Era uma grande festa nos corações infantis e também dos seus companheiros de trabalho.

Nosso consolo é a certeza de que Nosso Bom Irmão José Spigolon se encontra rodeado de anjos e santos, na companhia de Jesus, Maria e José. E, em meio às angústias de nossa vida terrena, suplicamos humildemente: Ir. José Spigolon, ROGAI POR NÓS!


COORDENADOR DO TURNO TARDE NA DÉCADA DE 80


Foto: as colegas professoras e o Coordenador Ir. José: Aparecida Pinto;
Cleozanice Barbosa;  Helena Cláudia; Angela Pereira; Socorro de Matos;
Maurinha; Salete Damasceno; Rozangiles Barros; IRMÃO JOSÉ; Neide Melo.

Gaúcho. Somente quem o conhecia, seria capaz de reconhecer a sua competência. Em todos os setores sabia se apresentar com humildade. Estudioso das Ciências, fazia experiências para as crianças, cientista nato, gostava de transmitir aos alunos Marista, seus notáveis conhecimentos. Ir. José Spigolon foi um homem que sabia repartir.
Seu sofrimento físico raramente era demonstrado por ele. Somente quando a dor de sua perna tornava-se insuportável, sentíamos por alguns instantes sua ausência e concluíamos: Ir. José Spigolon está doente.
Era o nosso Coordenador Pedagógico. Pois marcava uma presença constante e contínua entre todos nós. Jamais se ouviu falar que alguém fosse tão assíduo aos problemas da criançada, quanto o nosso bom Ir. José Spigolon. Resolvia ou pelo menos tentava solucionar todo obstáculo, que viesse contra disciplina dos seus pequeninos...
Muitas crianças provenientes de municípios ou distritos adjacentes, chegavam cedo e ficavam em sua companhia, pelo simples prazer de curtir sua bondade, seus carinho, sua meiguice.
Choros, palavras marcantes, músicas, cartões, poesias, tudo foi demonstrado em sua saída para a Europa. Mas, os desígnios de Deus são insondáveis; a sua partida transforma-se numa viagem sem volta, deixando saudades, dor, luto e desespero.
Em 06 de julho de 1993 em Lourdes na França sofreu um fulminante enfarte...



Profª. Maria do Socorro de Matos, Aracati/CE.

Comentários

Postagens mais visitadas